Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 1 de maio de 2012

E João ficou gago...




João estava aflito, ficou deslumbrado com a notícia que ouvira na rádio. Em tantos anos como cidadão manauara, nunca tinha se sentido tão feliz.
Ligou para sua mãe, dona Camélia, no Rio de Janeiro. Pegou seu celular, digo, um dos seus aparelhos celulares, já que uma das formas de demonstrar sua ascensão social era ter mais de uma daquelas engenhocas que não nos deixam em paz, seja para dar más notícias, seja para fazer cobranças, seja para tocar nas situações mais difíceis.
No entanto, ele precisava ligar, precisava dizer o quanto era feliz por estar em Manaus no momento em que ficou sabendo de mais uma sábia lei promulgada em seu Estado, em benefício do Povo.
Ao ver que era o número do filho, de pronto, dona Camélia atendeu:
- João, que bom meu filho, como está você, que felicidade que me ligou!
Como toda boa mãe, antes que o filho pudesse dizer alô, despejou sobre ele todas as suas expectativas e preocupações, mas mãe é sempre assim, só muda de endereço... ao que respondeu João.
- AAAA... AAA lôô-ô mã-mã-mãezi-zi-nha, tô tô tetete liga-gan-gando pra pra pra te te didi-zer que que ago-go-gora só só só papapago a me-me-metatadede do do pré-preço do do ce-ce-celu-lu-lular pra pra te te li-li-ligar!
- Puxa filho, mas tudo isso é emoção, você está bem, e me responda como é isso de só pagar a metade da conta?
- Bo-Bom mã-mã-mãe-zi-zinha, is-isto te te expli-pli-plico de-de-depois, mas mas to to mui-mui-iii-ito fe-fe-feliz! Vo-vou te te li-li-ligar muiii-muiii-to ma-mais. Co-co-como é bo-bo-bom se-ser bra-bras-brasi-si-leiro, o o go-go-go-gover-ver-verno, sem-sem-sempre pen-pen-pensa no no pó-po-povo! Só só pra pra te te te di-di-dizer que te te te a-a-a-mo! Bebei-beijos mama-mãe-zi-zinha!
Dona Camélia sem entender muito do motivo da ligação, desligou, dando inúmeras recomendações, como nunca sair sem guarda-chuvas, sempre agasalhado no final da tarde, tomar o seu remédio para rinite, porque apesar dos seus 35 anos, Joãozinho ainda era uma criança. Antes que dona Camélia pudesse ligar para a megera da nora, porque toda nora nunca merece o filho de uma mulher, ela teve de alimentar o seu cachorrinho de estimação. Neste intervalo, João, ligou para sua esposa, Tati, todo empolgado, do outro celular:
- AAA-mo-mor, que que Fe-fe-feli-ci-ci-cida-dade, o o nos-nos-nosso gogogo-ver-verna-vernador va-vai assi-ssi-ssinar u-u-uma le-lei que que nó-nós va-va-vamos pa-pa-pa-pagar  me-me-meta-ta-tade da da fa-fa-fatu-tura do do ce-ce-ce-lu-lular!
Tati sem de nada saber, e sem entender lhufas do que João estava falando, além de parecer estranho, pensou que ele pudesse ter batido a cabeça ou sofrido uma síncope, porque, que coisa louca estava falando, mas para tranquilizar-se perguntou:
- Querido quem está com você aí? Estou preocupada?
- Tá tá aaa-qui o Ju-Ju-Juzé aaa-mo-mor!
- Deixe-me falar com ele! - José está tudo bem com o João?
- Cla-cla-ro Ta-ta-tati, tu-tu-tu-do bem, é é que a a a no-no-no-tí-tícia é mui-mui-to bo-boa, va-vam-vam-vamos pa-pa-pagar me-me-meta-metade da da da com-com-conta do do ce-ce-ce-lu-lular!
- Está bem então, não sei o que vocês estão inventando, mas se está tudo bem, fico mais tranquila, venham para casa que vou preparar a janta!
Terminada a chamada dona Camélia liga toda preocupada para Tati que também não soube o que dizer à sogra amável, sobre qual foi o motivo da ligação de João, muito menos de como falou e de sua euforia, no entanto, como havia convidado para que João e seu amigo José voltassem para casa que prepararia quitutes, logo ficaria sabendo e lhe retornaria para apaziguá-la.
Após 40 minutos chegam a casa João, seu marido, e José. Ao abrir a porta toda preocupada, até pensando que eles poderiam ter tomado um pileque, João a olha, sorri largamente e diz;
- Meu amor, nossa conta de celular estava muito alta, mas o nosso governo, que em tudo pensa e que provê a todos os seus cidadãos, decretou que gagos pagarão metade da conta. Fiquei muito feliz, por isso, é absolutamente necessário que de agora em diante, a gagueira torne-se a doença oficial da família, e vai me buscar uma cerveja que esse negócio de gaguejar não é fácil!
Ao que José anuiu sem pestanejar!
Tati só balançou a cabeça, e pensou, era só o que faltava agora João vai ter gagueira também! 50% de desconto na conta do telefone celular, isso é uma brincadeira, ou pior, alguém vai ter de pagar por isso, porque nada é de graça.
Mais tarde Tati ligou para tranquilizar dona Camélia, afinal de contas ela não tinha feito mal para o filhinho dela, ele não tivera um AVC, nem um trauma qualquer. A gagueira e a euforia, eram porque ele acreditou que uma lei amalucada, dando 50% de descontos para as ligações de telefone celular para portadores de gagueira ia ser promulgada.
Imagina, disse Tati, se a moda pega, quem é que vai pagar por isso, é como meia-entrada do cinema, hoje quem não é estudante paga pelo preço de dois, e os estudantes pagam a antiga inteira. Estupidez esta em acreditar que existe algo de graça, sempre alguém paga, e o pior que nunca é o governo que faz estas lambanças, e depois deixa os empresários contra os consumidores.
Só o João mesmo para agora querer ser gago. Pode?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!