Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 1 de maio de 2012

Marc Ferro e suas visões da história




Marc Ferro nasceu em Paris em 1924, e tem por centro de seus estudos históricos a História Europeia de princípios do Século XX, especialmente a história da URSS, do entre-guerras e a história do cinema.
Diretor de Estudos em Ciências Sociais da École dês hautes études em sciences sociales e co-diretor da revista Annales, foi também diretor e apresentador de documentários televisivos sobre a ascenção do nazismo, sobre o advento de Lenin e da Revolução Russa, bem como da representação da história no Cinema.
Tem formação na renomada escola histórica francesa pós-annales sendo um nome destacado na produção de história da França.
Foi em determinado período ajudado por Fernand Braudel para ingressar no mundo acadêmico francês, onde hoje é reconhecido como um de seus expoentes, preocupado principalmente com a desemistificação de tabus, como os da morte do Czar Nicolau II e da vida privada de Jeanne D´Arc.
Reconhecido como um dos grandes nomes da 3ª geração da Escola dos Anais, Ferro é reconhecido por ser um dos pioneiros, no universo da historiografia, a teorizar e aplicar o estudo da chamada relação cinema-história.
Esteve no Brasil em 1996 num simpósio internacional sobre A Guerra de Espanha e a relação cinema-história na UFBA.
Dos muitos livros publicados pelo historiador, li recentemente, alguns deles que são excepcionais, e valem a pena ser degustados com prazer, vai a sugestão:


Nicolás II

El historiador Marc Ferro se propone realizar una semblanza acerca del último zar de Rusia, conocido como El Sangriento por los sucesos de 1905. En ella, arroja luz nueva sobre la vida de Nicolás II, su enigmática personalidad y las circunstancias de la desaparición de los Romanovs. ¿Murieron de verdad, y murieron todos? Sobre esta encrucijada donde leyenda y suceso se confunden, permanece la duda.

Nossa Opinião:

Um livro genial, uma biografia inteligente e desmistificadora, mostra a crueldade de um momento histórico marcado pelo ensandecimento das massas ignotas, que, ao arrepio da dignidade da pessoa humana, destroem tudo em seu entorno, para reproduzir o mesmo sistema, de forma mais cruel e ilegítima. O Czar, como Luis XVI, não estava à altura do desafio, que representou a passagem do XIX ao XX, e por sua fragilidade, pagou com a vida! Curiosa e esclarecedora a descrição do destino de suas filhas!


Século XX Explicado aos meus filhos

O século do progresso. Será? Neste livro, o autor o transmite seus conhecimentos sobre personagens e ações do século XX - as diferenças entre as guerras mundiais, o que foi a 'Guerra Fria', o que significa a queda do muro de Berlim, a origem da hostilidade entre muçulmanos e o Estado de Israel, bem como outros fatos.

Nossa Opinião:

Um livro agradável, fácil de ler, traz pouca, pouquíssima informação nova, mas é agradável, de prosa leve, e que permite uma abordagem muito adequada do curto século XX, que poderíamos estender do ano 1905 ao de 1989.
Curioso observar que, apesar do imenso avanço tecnológico, o salto humano entre o século XIX, mais propriamente os anos sessenta, e o início do século XX, ou melhor, o início da primeira guerra mundial em 1914, foram os anos em que a humanidade sofreu a maior guinada tecnológica, intelectual, religiosa e social de toda a sua história.


Os Tabus da História

O historiador Marc Ferro convida o leitor a revirar 'Os Tabus da História', ajudando-nos a desvendá-los e compreender seus dados e riscos. É um trabalho de pesquisa e exploração, baseado em registros históricos, apresentando uma bibliografia respeitável, índice em ordem alfabética e ilustrações belíssimas, que certamente aguçará a curiosidade das pessoas. Um convite à reflexão, à rebeldia. Durante vinte anos, Marc Ferro, vem estudando questões e fatos essenciais que a História enterrou. Por que o mistério em relação à sexualidade de Joana d’Arc? Os judeus são todos semitas? Qual a verdadeira versão da morte de Nicolas II? Ao discutir os tabus de origem cristã, monárquica, republicana ou soviética, o autor nos instiga a olhar a nós mesmos, procurando 'ver como vemos o mundo' ou como 'aprendemos a ver o mundo'.

Nossa Opinião:

O livro é muito interessante, acaba por tratar de temas absolutamente polêmicos, mas a prosa agradável de Marc Ferro sofre em uma tradução sofrível e descuidada, um lamentável erro editorial. O descuido é ainda mais grave, porque graficamente o livro é pobre e descuidado, o que torna o seu preço um abuso. O que salva o livro é o seu conteúdo, muito bom, são coisas que agradavelmente gostaríamos de discutir, de tomar consciência, e desfazer alguns dos abusos históricos, como o semitismo de todos os judeus, de que todas as vítimas dos campos de concentração eram judias, quanto à sexualidade de Jeanne D´Arc e o problema de sua apropriação como legitimadora da nação francesa e outros tabus muito interessantes que devem ser sempre pensados, até porque no Brasil, temos heróis vestidos de cristo, imaginados como tal, e eram apenas militares descumprindo seu dever e falastrões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!