Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Carne e o Sangue




Sinopse

Dividido entre uma princesa pura, leal e sofredora e uma mulher independente, forte e fogosa, Dom Pedro I viveu, paralelamente às convulsões que tornariam o Brasil independente de Portugal, uma vida pessoal igualmente complicada. Em 'A Carne e o Sangue', Mary del Priore procura retratar o triângulo amoroso que escandalizou a então insipiente sociedade brasileira com sua prosa em ritmo de romance, incluindo trechos de cartas da imperatriz e do imperador.

O que penso:

Muitas vezes acreditamos nos livros escolares que de forma irresponsável nos dizem que o regente Pedro de Alcântara no riacho do Ipiranga quando retornava a São Paulo, gritou “Independência ou Morte” e pronto se deu a separação do Reino Unido do Brasil (desde 1815) do Reino Unido de Portugal e Algarves. Não, não foi assim, pois ao receber a correspondência da arquiduquesa Leopoldina sua esposa e do Ministro dos Negócios Interiores do Brasil Jos[e Bonifácio de Andrada, o future imperador parou e proclamou a sua comitiva:

“As Cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de ‘rapazinho’ e ‘brasileiro’. Pois verão o quanto vale o rapazinho. Nada mais quero do governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal.”


O texto que podemos ler na página 91 da obra de Mary del Priore é esclarecedora de fatos que são muito importantes para a construção histórica da identidade do Brasil. Ao chegar a São Paulo é que o já aclamado na capital paulista Rei do Brasil, irá criar o divisa “Independência ou Morte”! Tal divisa, mais a escolha das cores verde de Bragança e amarela de Habsburgo, transformam-se em símbolos nacionais que o monarca legou para as futuras gerações de brasileiros!
Excelente livro, agradável, leve, e para consumo do público geral, sem descurar de certo rigor acadêmico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!