Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 27 de maio de 2012

1961 – O Golpe Derrotado




Sinopse

Durante treze dias, em 1961, o Brasil viveu uma situação de guerra civil, com mobilização de tropas e ordens de bombardeio aéreo. Este livro conta como um movimento de rebelião popular paralisou e derrotou o golpe de Estado dos ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica e evitou a guerra civil.

O que penso:

Um livro fundamental para compreender o período histórico entre a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, num ato impensado e corrosivo politicamente e o Golpe de 01 de abril de 1964 com todas as consequências da radicalização política na esteira da Guerra Fria. Flávio Tavares nos brinda com um livro leve, inteligente, agradável e importante para compreender sem preconceitos o período histórico. João Goulart emerge do livro como alguém despreparado, alguém que apesar de uma grande capacidade de conciliação e articulação não foi capaz de compreender o tempo em que vivia. O nosso Luís XVI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!