Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tentação de Santo Antônio




Félicien Rops no quadro Tentação de Santo Antônio resume muito do sofrimento dos homens atormentados pelo desejo, impregnados de uma natureza amante, que os tornam escravos do imperativo desejo, de completar-se no objeto que os conduz à unidade original intuída por Platão.
O quadro para além de sua beleza plástica é como uma ode ao sofrimento e à angustia do desejo que arde em nossas entranhas como que resumindo nosso motivo de existir num mundo, onde as mulheres, belas como são, tornam-nos escravos, nos fazem viver para e por elas, na busca incansável de uma realização cotidiana e permanente da unidade original.
Os deuses foram injustos, deram-nos tudo, limitaram porém nossa capacidade de realizar todas as nossas fantasias, toda nossa devoção pelo sexo oposto!
Contemplar o resumo de nós mesmos, numa tela singular, universal, é belo, é encantador, porque também nos faz lembrar que os homens são capazes das mais sublimes e das mais torpes coisas. Mas mesmo assim, são humanos, para o bem e para o mal!

Um comentário:

  1. A obra é realmente magnífica.
    Rops encontrou seu tipo de femme fatale nas ruas e bordéis parisienses, ligada à ideia de uma mulher que inflama o desejo do homem, mesmo do santo.

    Em o Retorno do Deprimido Freud ressalta esta obra onde apesar do reprimido estar dentro de nós, nos é inteiramente conflituoso. Angustiante. E desconhecido, como se não fosse nosso. Mas é.
    Algo que tenta-se negar insistentemente por motivos diversos.
    Não sei se posso concordar com o Dr. quanto a injustiça do deuses pois não acredito em limitações das fantasias, desejos e devoção.
    O Homem também é um ser admirável, que transpira desejo instigando a fêmea no ritual da caça.
    A supressão do desejo não deveria ocorrer nunca.
    Para o bem e para o mal.

    DL.

    ResponderExcluir

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!