Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

E a Indústria, óh!...




Há muito tempo as pessoas lúcidas tem alertado que a política econômica do governo do PT é desastrosa para a indústria e para a sociedade brasileiras.
O presidente que deixou o governo em 2010 ufanava-se de que o Brasil voltou a ser o celeiro do mundo, que as exportações de comodities haviam crescido que o país voltou à sua vocação original. O resultado, estamos vendo!
A atividade industrial brasileira encolheu 3% no primeiro trimestre, o que é péssimo e incompatível com o crescimento sustentável da economia, em relação ao mesmo período do ano passado. Para o IBGE seria o reflexo da concorrência dos importados e dos seus elevados estoques, ocorre que, com o dólar sobindo, tal fator já não é ponderável, e a preocupação logo a seguir será a inflação.
O setor industrial não sofre com uma política equivocada, mas com a total falta de política para a indústria, pela falta completa de planejamento, o país neste setor está a deriva há mais de 10 anos! Assim, o fato de registrar resultados negativos desde o segundo trimestre do ano passado, indica que a recuperação da economia em 2012 vai ser mais lenta do que se deseja e talvez mesmo não ocorra, porque é neste setor que há a maior agregação de valor.
Ou a indústria volta a ser estimulada, e volta a crescer, ou esqueçamos querer crescimento de tigre asiático, no máximo seremos girino das alagoas!
A queda da produção de março foi de 0,5% em relação a fevereiro. Dezoito dos 27 segmentos da indústria pesquisados registraram recuo na produção. Os dados de abril ainda indicam outra má notícia, que é a existência de estoques correspondentes a 11% da produção industrial. Juntar tal aspecto à ociosidade industrial vigente, há que se constatar que as perspectivas são sombrias.
Daí porque os economistas alertarem para uma revisão para baixo do crescimento do PIB, e que no primeiro trimestre dever ter ficado abaixo do que se esperava. O maior banco privado brasileiro alertou que apesar de ter mantido a projeção de 0,7% de crescimento ante o 4º trimestre do ano anterior, isto não afasta uma possível revisão para baixo.
Isto é reflexo de um descaso com a indústria, da falta de uma política industrial, da estúpida política com o dólar que só favorece exportador de commodities primárias, de pouco valor agregado, e mais que isso, da indigência crônica, na Esplanada dos Ministérios de um mínimo de inteligência no Ministério do Planejamento!
Perguntar não ofende: Para que um Ministério do Planejamento que não planeja?

P.S. Texto comentando reportagem da FOLHA de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!