Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Chorarei por você Argentina!




É vamos começar a chorar pela República Argentina, quando o país começa a melhorar, vem um caudilho, agora com a lei 12.605/2012 no Brasil, caudilha (?), e faz mais uma patriotada. Ontem infelizmente, mas sem novidades, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou a lei que autoriza a expropriação da YPF, das ações pertencentes à Repsol espanhola. Lamentável.
Não porque a Argentina não tenha o direito a seu petróleo, mas o problema é que ao privatizar a empresa havia um marco jurídico e institucional estabelecido, havia fé pública para a venda dos ativos da petroleira agora, expropriar no tapa, no discurso fácil, é algo inaceitável, que torna toda a América Latina uma piada. Eu disse toda, será que dá para mudar o Brasil para a Ásia?
Com isso já o nosso cocaleiro Evo Morales e sua república absolutamente decalque de Hugo Chaves e Cristina Kirchner, começou outra desapropriação de ativos espanhóis. Se a moda pega, podemos nós brasileiros ver os hermanos nos desapropriando empresas, e vamos achar lindo, como foi na ocupação pelo exército boliviano das refinarias da Petrobrás. Podem dizer o que quiser, mas que foi uma violência a nossa soberania foi!
Salvaram-se da vergonhosa votação 32 deputados que com coragem votaram contra o despropositado decreto, porque se a Repsol não vinha fazendo os investimentos necessários na petroleira, como denunciou a presidente do país, como o governo os vai fazer se as importações de bens do Brasil pela Argentina caíram 23,1% neste início de ano por falta de financiamento? Um país que não tem como financiar a compra de bens de capital e consumo, como vai financiar uma petroleira?
Fico muito triste pela Argentina, não é por outra que uma cidade bela como Buenos Aires está cheia de lixo pelas ruas, com pichações por todos os lados, mendigos, imensos imóveis abandonados à impiedosa ação do tempo. Fico muito triste pela Argentina, porque é um país belo, com um povo orgulhoso, mas que fez do seu orgulho, estupidez.
Democracia tem destas coisas, mas onde está a inteligência argentina, onde estão os grandes filósofos e doutrinadores do direito, onde estão as vozes da razão?
Vou chorar por você Argentina, porque amo este país, e não gostaria de ver tão tresloucados políticos arruinando o que restou do único país desenvolvido do subcontinente, e que afundou sob o peso do populismo de Peron e a tacanhice dos governos bizarros de incompententes militares!
Vou sim, chorar por você Argentina, com um olho bem aberto para ver se não fazem estupidez igual por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!