Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 27 de maio de 2012

Uma Proposta Indecente




Não é surpresa que o ex-presidente Lula da Silva tem um comportamente muito duvidoso do ponto de vista ético, sem contar com os seus problemas neurológicos de falta de memória.
Mas esta semana, no rastro da acertada denúnica do Procurador Geral da República Amaral Gurgel que denunciou o caso Cachoeira como diversionista do julgamento do mensalão, o que já haviamos levantado neste blog, agora temos mais um grave mal-feito do ex-presidente.
Na FOLHA de hoje e na VEJA desta semana temos o relato de que o ex-presidente Lula da Silva procurou o ex-presidente e mais importante ministro do STF Gilmar Ferreira Mendes para buscar adiar o julgamento do mensalão. Nesta tentative propõe uma troca indecente de ajuda, em que Lula da Silva ofereceu, segundo a reportagem da VEJA, blindagem na CPI que investiga as relações de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para o ministro e quem mais fosse importante para este, é de se imaginar.
O ministro Gilmar Mendes confirmou tal proposta indecente e criminosa à VEJA e confirmou o encontro com o ex-presidente e o teor da conversa, não dando detalhes porém, fez um desabafo. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente."
A reunião se deu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do Supremo e da Defesa de Lula da Silva que negou, porém, ter noção do conteúdo da conversa.
Para o desmemoriado ex-presidente, o motivo do pedido se fundamenta no fato de ser "inconveniente" neste momento o julgamento do processo do mensaláo neste momento. No entanto o mais grave foi insinuar e a fazer referências a uma viagem a Berlim em que o ministro Gilmar Mendes teria se encontrado com o senador Demóstenes Torres, uma das principais vítimas do imbroglio fabricado a pedido de Cachoeira.
Esqueceu o chantagista, posto que sua memória é fraca, que à época o senador era membro do Ministério Público e membros do MP se encontram com juízes, desembargadores e ministros.
Obviamente que o ministro se indignou com o despropósito da oferta, ofendeu-se e ficou ainda mais indignado com as pressões sobre o STF, pressões não só nada democráticas, como abusivas.
Vergonhosamente o ex-presidente justificou o ato impensado e insano por temer que o julgamento do mensalão macule o legado de seu governo. Ora, para quem tem consciência política e memória histórica, o seu governo já está marcado por muita corrupção, pelo aparelhamento do Estado e pela vergonhosa história de um presidente que nega ter memória dos fatos inglórios e vergonhosos, o que fez com que o ato dramático de chantagear um ministro do supremo, seja apenas o coroamento do seu comportamento imoral ao tartar da coisa pública.
Não contente com a indecorosa proposta, Lula da Silva ainda comprometeu o ex-ministro do STF e presidente da Comissão de Ética da Presidência Sepúlveda Pertence divulgando a VEJA que este teria a tarefa de falar sobre o julgamento com a ministra Cármen Lúcia.
Este fato que não macula a biografia de Lula da Silva pelo simples fato de ser absolutamente coerente com sua prática política, junto com outros fatos politicos como o caso Cezare Batisti, apenas alertam para o desserviço que este ex-metalúrgico trouxe para a educação política de nosso povo.
Lula da Silva apenas ensinou impunidade, desrespeito à lei e ainda que podemos praticar crimes impunemente, mesmo contra um ministro do Supremo, desde que seja para proteger amigos.
Vergonhoso, se não fosse tão gravemente trágico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!