Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 27 de maio de 2012

Por que virei a direita?




Sinopse

Em 'Por que virei à direita', três intelectuais explicam os motivos de sua adesão ao pensamento conservador. O jornalista João Pereira Coutinho, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o analista político Denis Rosenfield expõem em detalhes as razões que os levaram a recusar os princípios políticos da esquerda. Coutinho discute os riscos das utopias propagadas pelas esquerdas. Para Pondé, o pensamento progressista tem uma falha essencial - ignora aquilo que é próprio ao ser humano. Rosenfield analisa a 'te-leologia da esquerda', que vê o Estado como encarnação máxima da moral.

O que penso:

Penso que este livro que li em apenas 5 horas, devorado por sua leveza, falicidade e inteligibilidade, nos faz pensar de maneira sólida e nada superficial, que todo aquele que pensar com sua humanidade, até por ser humano, deverá infletir para a direita, ou melhor para aquilo que chamamos de direita. Porque à esquerda do que conhecemos como esquerda, está a direita liberal radical.
O livro é espetacular, insuspeito, e quem for honesto intelectualmente desfrutará de uma leitura agradável, sem a necessidade de ser politicamente correto.
O livro é tão importante, e talvez tão mais importante, porque honestamente não há como discordar das idéias ali expostas pelos três ensaistas e pelo grande prefácio à obra de M. Constantino. Mas o livro também abre toda a possibilidade de discordar, o que não é possível quando vivemos a ditadura opressiva e abusiva da igualdade!
Recomendo a leitura deste livro, não por outra razão, que permitir saber o que pensam as pessoas que não pensam como a gente, e que tem o direito inalienável de fazê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!